Home--Campaigns--Coca-Cola

Coca-Cola Destrói Vilarejos Indianos, Apesar de Alerta Feito por Estudo da Própria Companhia

Por Amit Srivastava
India Resource Center
9 de Março, 2009

San Francisco: Enquanto o verão 2009 se aproxima, o vilarejo de Kala Dera, no norte da Índia, está se preparando para mais um período de grave escassez de água, e isso graças principalmente à Coca-Cola.

Nas condições atuais, o acesso à água é uma tarefa desanimadora para a população de Kala Dera. O vilarejo situa-se no deserto do Estado do Rajastão, uma das regiões mais secas da Índia. Nos últimos vinte e cinco anos, sua população já sofreu oito anos de seca!

Em 1998, o Conselho Nacional de Controle de Lençóis Freáticos, um órgão governamental indiano, classificou o lençol freático de Kala Dera como "explorado excessivamente", declarando que o uso desses recursos naturais não era sustentável.

Contudo, dois anos mais tarde, em 2000, a Coca-Cola deu início às operações de sua fábrica de engarrafamento em Kala Dera.

Não é preciso ser um gênio para imaginar o que aconteceu em seguida.

Os níveis dos lençóis freáticos caíram drasticamente, os poços secaram, os agricultores ficam sem água suficiente para ter bons rendimentos agrícolas e as mulheres tiveram que caminhar quilômetros a mais apenas para ter acesso a água potável. Mais de 60 vilarejos nos arredores da fábrica de engarrafamento da Coca-Cola sentiram fortes impactos assim que a Coca-Cola deu início a suas operações em Kala Dera.

De acordo com números oficiais, os lençóis d'água de Kala Dera caíram em quase 10 metros apenas nos primeiros cinco anos das operações da Coca-Cola na região!

E para piorar ainda mais a situação, a Coca-Cola extrai a maior parte da água nos meses do verão - exatamente quando a escassez de água é mais grave para a população, mesmo sem a presença da fábrica.

O agravamento das condições do acesso à água em Kala Dera poderia ter sido facilmente evitado.

A Coca-Cola nunca deveria ter instalado sua fábrica de engarrafamento em uma região propensa a seca onde o lençol freático já havia sido considerado pelo governo como explorado excessivamente.

A Coca-Cola incorreu em conduta ilegal ao instalar sua fábrica em uma região com tanta deficiência de água, e o governo indiano cometeu um grave erro ao permitir que a fábrica se instalasse em Kala Dera.

Alegações da população confirmadas pela Coca-Cola

A população de Kala Dera enfrenta a fábrica de engarrafamento da Coca-Cola desde 2003, deixando bem claro que as operações da companhia agravaram a crise do acesso à água na região e que a companhia deve fechar sua fábrica no local.

As alegações da população foram confirmadas em 2008, em uma pesquisa financiada pela própria Coca-Cola!

Em 2006, a Campanha Internacional Contra a Coca-Cola forçou a companhia a concordar com a realização de um estudo independente sobre as operações dessa multinacional na Índia. O estudo - financiado pela própria Coca-Cola - foi publicado em janeiro de 2008.

O estudo constitui uma grave denúncia contra as operações da Coca-Cola na Índia.

Conduzido pelo The Energy and Resources Institute (TERI), instituição aliada à Coca-Cola, o estudo dedicou suas críticas mais fortes à situação em Kala Dera.

O estudo confirmou que a "fábrica [de Kala Dera] se situa em uma região com escassez de água e propensa a seca" e que a exploração de água pela Coca-Cola exerce "impactos significativos" sobre Kala Dera.

O documento lista quatro recomendações para a Coca-Cola sobre a fábrica de Kala Dera - inclusive o fechamento dessa fábrica -, todas elas deixando claro que a Coca-Cola não deve continuar usando o lençol freático de Kala Dera.

As quatro recomendações foram:
  1. Transportar água do aquífero mais próximo de forma que não seja excessiva
  2. Armazenar água em períodos de baixa demanda
  3. Transferir a fábrica para uma região com excedente de água
  4. Fechar a fábrica em Kala Dera

Nem é preciso dizer que a população de Kala Dera saudou as recomendações. Se as recomendações forem seguidas - isto é, se a Coca-Cola deixar de explorar o lençol freático de Kala Dera -, isso significaria um uso consideravelmente menos intenso do lençol freático, garantindo que as necessidades de água da população e dos agricultores sejam atendidas em primeiro lugar.

Já se passou um verão, e a Coca-Cola continuou explorando a água do aquífero de Kala Dera, em total desrespeito às recomendações do estudo que ela própria financiou!

Mais uma vez, Kala Dera e os vilarejos vizinhos são obrigados a viver com menos água, resultando em privações extremas para a população, especialmente para as mulheres e os agricultores.

Essa arrogância e impunidade da Coca-Cola na Índia são acompanhadas por uma publicidade manipuladora que só pode ser descrita como grotesca e insultante.

Ao responder às perguntas da mídia sobre a possibilidade de encerrar as operações da fábrica de Kala Dera, o Diretor-Presidente da Coca-Cola Índia disse: "Abandonar a região seria a alternativa mais fácil para nós. Mas isso não ajudaria a população local a construir um caminho de sustentabilidade."

A Coca-Cola decidiu então apoiar iniciativas de irrigação por gotejamento na região, trabalhando em conjunto com apenas quinze agricultores! Sim, quinze! Somente no vilarejo de Kala Dera, a população é de 10.000 habitantes, mais de 80% dos quais se dedicam à agricultura!

Tome a Ação!

ENVIE um FAX ao Diretor-Presidente da Coca-Cola - Respeite as Comunidades da Índia e Feche a Fábrica de Kala Dera!
Acreditamos que já é hora de lembrar à Coca-Cola que ninguém lhe pediu para construir comunidades sustentáveis na Índia, nem para dar apoio a iniciativas de melhores práticas agrícolas. Essa simplesmente não é a área de especialidade da Coca-Cola, e a Índia não será bem atendida com a Coca-Cola servindo de consultora em desenvolvimento sustentável e melhores práticas agrícolas.

Chegou a hora de a Coca-Cola reconhecer a conclusão do estudo realizado, segundo o qual "as operações da fábrica nessa região [em Kala Dera] continuariam sendo um dos fatores contribuintes para o agravamento da situação do acesso à água e uma fonte de tensão para as comunidades vizinhas."

Se a Coca-Cola realmente fala com seriedade quando se refere a comunidades sustentáveis, conforme anuncia a todos através de suas iniciativas de "Responsabilidade Social Corporativa", a companhia deveria respeitar uma das recomendações feitas pela pesquisa financiada por ela própria.

O atendimento simultâneo às necessidades de água da Coca-Cola e da população de Kala Dera não é sustentável. É preciso que uma das duas fique sem atendimento: a Coca-Cola.

Amit Srivastava es el Director de India Resource Center, una organización internacional de campañas con oficinas en San Francisco, EEUU.




PRESS: Coca-Cola Forced to Abandon $25 Million Project in India

PRESS: Coca-Cola Expansion Plans Rejected

PRESS: Coca-Cola Plant Shut Down in India, Authorities Cancel License

STUDY: Coca-Cola’s Operations in India Lead to “Tragedy of the Commons”

PRESS: 15 Village Councils Reject Coca-Cola Plans as Opposition Grows

Mehdiganj - The Issues

PRESS: Coca-Cola Expansion Plan Opposed in Mehdiganj, India

Support Us

Join Us

>>  More Stories


 

 

 
Home | About | How to Use this Site | Sitemap | Privacy Policy

India Resource Center (IRC) is a project of Global Resistance -- "Building Global Links for Justice"
URL: http://www.IndiaResource.org Email:info (AT) IndiaResource.org